Alvenaria

INTRODUÇÃO


Alvenarias são construções feitas de tijolos, ou blocos superpostos (colocados uns sobre os outros), normalmente unidos por argamassa, formando um conjunto rígido e coeso (PCC/EPUSP, 2003).

As alvenarias podem ser feitas de diversos materiais como tijolos e blocos de cerâmica ou concreto, pedras, vidro e muitos outros. A alvenaria é provavelmente a mais antiga técnica de construção inventada pelo homem. A torre de Babel, narrada na Bíblia, é descrita como uma construção em alvenaria de tijolos.

As mais importantes obras da Antiguidade foram feitas em alvenaria de pedra. Daí a origem do nome pedreiro, que designava os trabalhadores que sabiam construir com pedras. Eram os construtores da antiguidade.

Grandes obras feitas na época antiga, algumas existentes até hoje, como as pirâmides do Egito, a muralha da China, o Coliseu de Roma, são exemplos de construções milenares, feitas em alvenaria. Veja as fotos.

construção civil15construção civil16

A alvenaria continua sendo até hoje a técnica mais usada para construção de paredes de edifícios, e houve um grande avanço na tecnologia dos materiais utilizados.
Isto permite a construção, nos tempos atuais, de edifícios grandes e sofisticados, feitos inteiramente em alvenaria, como se pode ver nas fotos a seguir.
construção civil17

As Funções da Alvenaria

As alvenarias são usadas para construção de paredes, ou seja, vedações verticais dos edifícios, tanto externas quanto internas. As vedações também fazem as divisões internas dos edifícios, definindo seus ambientes. Para que as paredes de alvenaria possam cumprir bem essa função, elas devem possuir:

• resistência, para suportar pelo menos seu próprio peso e poder resistir a choques;

• estanqueidade, isto é, proteger o edifício e seus ambientes da entrada de água, sol, ventos, chuva, etc. Essa função é garantida pela alvenaria junto com seu revestimento;

• isolamento térmico, isto é, fazer com que, internamente, o edifício mantenha uma temperatura minimamente confortável, mesmo com temperaturas externas muito quentes ou muito frias;

• isolamento acústico, fazendo com que os ambientes do edifício sejam protegidos do excesso de ruídos externos e internos e tenham privacidade;

• facilidade de execução, uma vez que serão construídas na obra e seus componentes (os tijolos e blocos) são assentados manualmente.