Autoridade e Responsabilidade

AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE


CONCEITOS:
=> Autoridade é o poder legal/formal ou legítimo, ou o direito de comandar ou agir. É o poder de comandar os outros, fazendo-os executar atividades que são consideradas adequadas para a realização dos objetivos de um departamento ou da empresa.
=> Responsabilidade é a obrigação de um subordinado, para o qual um superior designou uma tarefa de executar o serviço exigido. A essência da responsabilidade é, portanto, a obrigação.
=> A responsabilidade nasce da relação superior-subordinado e do fato de que alguém (superior) tem autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas (subordinados).
=> A autoridade emana do superior para o subordinado e a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize os deveres.

DELEGAÇÃO
=> Delegar é o processo pelo qual os administradores distribuem e dão a incumbência de realizar atividades (autoridade) a outras pessoas na organização.
=> Toda a autoridade pode ser delegada a um subordinado. Porém, a responsabilidade é indelegável. Não se pode transferir responsabilidade para os subordinados.
=> A responsabilidade sendo uma obrigação de realizar, é devida ao superior, e nenhum subordinado se livra da sua responsabilidade, designando outros para realizar suas tarefas.
=> Nem o Presidente da empresa deixa de ser responsabilizado perante os proprietários da companhia, sobre os atos de seus empregados, alegando que havia delegado a responsabilidade a um Gerente, gerenciar uma determinada área geradora do conflito.

RAZÕES PARA A DELEGAÇÃO
a) Desafoga o superior, permitindo focalizar as suas energias nas tarefas cruciais e de maior prioridade.
b) Permite que os subordinados cresçam e se desenvolvam.

RAZÕES PARA NÃO QUERER DELEGAR
a) Os superiores podem se sentir mais poderosos quando retêm para si o privilégio de tomar todas as decisões.
b) Não querem enfrentar o risco de os subordinados exercerem totalmente a autoridade.
c) Acreditam que agirão melhor se eles mesmos fizerem sozinhos, achando que os subordinados não têm capacidade.
d) Os superiores acham que os subordinados preferem não ter muita responsabilidade para decidir.
e) Ficam preocupados que os subordinados desempenhem as tarefas com tanta eficácia a ponto de ameaçar suas posições.

RAZÕES DE OS SUBORDINADOS NÃO QUEREREM A DELEGAÇÃO
a) A delegação pode representar um acréscimo de responsabilidade.
b) Risco pela possibilidade de ter um desempenho fraco e serem criticados por isso.
c) Falta de autoconfiança e sentimento de pressão forte quando lhes dão maior autoridade para tomar decisões ou confiam deveres ou tarefas adicionais.
d) Ficam mais vulneráveis, porque se tornam mais visíveis e, conseqüentemente, precisam ser mais produtivos.

FORMA DE DELEGAÇÃO
a) O superior hierárquico determina os objetivos e deveres para um subordinado.
b) Dá-lhe a autoridade necessária para atingir os objetivos e cumprir os deveres.
c) O subordinado aceita a delegação, implícita ou explicitamente, criando, portanto, a obrigação ou a responsabilidade.
d) O superior atribui ao subordinado a responsabilidade pelos resultados.

TIPOS DE AUTORIDADE
a) Autoridade de Linha: É a autoridade exercida sobre os subordinados. É a autoridade de comando, decorrente da estrutura hierárquica ou do princípio escalar.

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b) Autoridade de Assessoria: É o direito das unidades de assessoria ou de especialistas para aconselhar, recomendar ou propor para o pessoal de linha. Não dá aos assessores a autoridade para mandar no pessoal de linha ou dar ordens para realizar certos atos.

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c) Autoridade Funcional: É a autoridade (técnica) exercida pelas unidades especializadas em determinados assuntos sobre as unidades de linha.