Conflitos Organizacionais

CONFLITOS ORGANIZACIONAIS

 
Os estruturalistas discordam que haja harmonia entre patrões e empregados. 
Para os estruturalistas, os conflitos – embora nem todos sejam desejáveis – são os elementos que geram mudanças e desenvolvimento na organização.
Conflito na organização a existência de idéias, atitudes ou interesses que podem se chocar.
Sempre que se fala em acordo, aprovação, harmonia, deve-se lembrar que estas palavras pressupõem a existência de seus opostos, ou seja, acordo/desacordo, aprovação/desaprovação, harmonia/desarmonia, o que acaba por caracterizar o conflito.
As fontes de conflitos se caracterizam desde uma colisão frontal de interesses e nenhuma compatibilidade, em um extremo, até interesses diferentes mas não necessariamente incompatíveis, outro extremo.
Conflito e cooperação são elementos integrantes da vida de uma organização.
Ambos têm recebido muita atenção por parte das recentes teorias da organização.
As teorias administrativas anteriores ignoraram completamente o problema conflito/cooperação.
O pensamento administrativo tem se preocupado profundamente com os problemas de obter cooperação e sanar conflitos.
O conflito gera mudanças e provoca inovação, na medida em que soluções são alcançadas.
Todavia, essas soluções constituirão a base de novos conflitos que gerarão novas mudanças, as quais provocarão outras inovações, e assim por diante.
Existem vários tipos de situações dentro da organização que provocam conflitos, vejamos algumas delas:

1. Conflito entre a Autoridade do Especialista (Conhecimento) e a Autoridade Administrativa (Hierarquia)

Muitas vezes, o conhecimento traz conflitos com a hierarquia.

A autoridade do especialista – que se baseia no conhecimento - se choca freqüentemente com a autoridade administrativa – que se baseia na hierarquia.

2. Dilemas da Organização

Há uma relação de mútua dependência entre conflito e mudança, pois as mudanças criam conflitos e os conflitos geram inovações.
Enquanto o conflito representa um choque de interesses, o dilema representa uma situação em que se deseja atender a dois interesses inconciliáveis entre si, ou seja, o atendimento de um dos interesses impede o atendimento do outro.
Todas as organizações se confrontam com dilemas, isto é, com escolhas entre alternativas nas quais algum objetivo importante e valioso terá de ser sacrificado no interesse de um outro.

SINTETIZANDO:
Os conflitos envolvem aspectos positivos e negativos.
Geralmente, as possibilidades negativas e destrutivas do conflito são mais visíveis.
Não há melhor forma de se comprometer a saúde de uma organização do que promover um conflito interno.
Também o conflito externo, provocado por forças que vem de fora da organização, pode exercer pressão destrutiva.
Por outro lado, o conflito pode apresentar potencialidades altamente positivas permitindo o fortalecimento da unidade grupal, seja pelos conflitos internos entre aqueles que compartilham valores básicos, seja pelos conflitos externos com grupos de fora.