Controle

CONTROLE


CONCEITO
=> É uma função administrativa; é a fase do processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) que avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária.
=> É o processo de se avaliar se o que foi planejado está sendo executado; assegurar que os objetivos organizacionais e administrativos sejam alcançados.
=> A teoria de controle se baseia em dois conceitos importantes:
=> Retroinformação => mecanismo que fornece informações relativas ao desempenho passado, necessárias às decisões para promover o ajustamento do sistema.
=> Homeostase => é a tendência que todos os organismos e organizações têm para autoregular-se, isto é, para retornarem a um estado de equilíbrio estável toda vez que forem submetidos a algum estímulo externo.
=> Todo organismo está sujeito a um desgaste/deterioração (entropia) => Injeta entropia negativa => volta ao equilíbrio (homeostase)

=> Finalidades do Controle:
=> Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros, seja no planejamento ou na execução, visando tomar as medidas corretivas para saná-los.
=> Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros, o controle serve para prevenir a ocorrência de novas falhas ou erros no futuro.
=> Fases do Controle:
fig6

=> Controle: processo de se assegurar que os objetivos organizacionais e administrativos serão alcançados.
=> A função de controle é muitas vezes chamada de: monitorar, avaliar, estimar ou corrigir, mas a palavra CONTROLE é a que melhor expressa a conotação de estabelecer padrões, medir o desempenho real e corrigir.
=> O controle se relaciona com todas as outras funções da administração, especialmente com o planejamento. Ele é um complemento do planejamento.
=> O planejamento estabelece objetivos, metas, padrões de desempenho => como avaliar o resultado?
=> Tipos de Controle:
- Controle de informação antecipada;
- Controle concorrente;
- Controle de feedback.
=> Controle de Informação Antecipada: forma de controle que tenta prever problemas ou desvios do padrão, antes de ocorrerem. É uma abordagem ativa e agressiva de controle, pois permite que a ação corretiva seja iniciada antes que o problema ocorra.
=> Controle Concorrente: forma de controle que ocorre enquanto uma atividade está sendo realizada.
=> Controle de Feedback: controle realizado depois que a atividade já ocorreu; controle pós-ação; é histórico.
=> Etapas do processo de controle:
fig7

Estabelecimento de Padrões:
=> Padrões representam o desempenho desejado.
=> A Escola da Administração Científica de Taylor fixou padrões de desempenho, através do estudo de tempos e movimentos; tempo padrão ou tempo médio que um operário deveria levar para executar uma determinada tarefa.

=> Existem vários tipos de padrões utilizados para avaliar e controlar o desempenho de uma empresa:
=> Padrões de quantidade: volume de produção, quantidade de funcionários, volume de vendas, índice de acidentes etc.
=> Padrões de qualidade: qualidade da matéria-prima, de produtos, serviços oferecidos pela empresa, assistência técnica etc.
=> Padrões de tempo: tempos padrões de produção, tempo de processamento dos pedidos etc.
=> Padrões de custo: custo de processamento de um pedido, custo de uma ordem de serviço, custo de produção etc.
Avaliação do Desempenho
=> É a fase do controle na qual se procura medir a performance do objeto de análise, seja o funcionário, a empresa, o equipamento, a produção, vendas, economia do país etc.
=> Entre as diversas maneiras de medir desempenho estão:
=> Observação;
=> Relatórios;
=> Inspeções, testes ou amostras.

Comparação do Desempenho X Padrão
=> Toda atividade gera algum tipo de variação em relação ao planejado, em relação ao padrão estabelecido. É importante determinar os limites dentro dos quais essa variação ou desvio é considerado ou aceito como normal.
=> Nem toda variação ou desvio exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites considerados toleráveis.
=> Os resultados da comparação do Desempenho X Padrão podem gerar três tipos de ações:

=> Aceitação ou conformidade: o resultado ou desempenho está de acordo com o padrão e, portanto, aceito.

=> Aceitação com restrição: o resultado ou desempenho apresenta leve desvio quanto ao padrão, mas dentro da tolerância e, portanto, aceito, embora a conformidade não seja a ideal.

=> Rejeição: o resultado ou desempenho apresenta desvio ou discrepância para mais ou para menos em relação ao padrão, além da tolerância permitida e, portanto, rejeitado e sujeito à ação corretiva.