Empresas - Objetivos e Níveis Hierárquicos

OBJETIVOS DAS EMPRESAS

A razão de ser de uma empresa é atingir determinados objetivos específicos pré-estabelecidos.
Esses objetivos não são estáticos, mas dinâmicos e em contínua evolução, alterando as relações (externas) da empresa com o seu ambiente e (internas) com os seus participantes e são continuamente reavaliados e modificados em função das mudanças do ambiente e da organização interna.

RECURSOS DAS EMPRESAS
Entende-se por recursos os meios que as empresas possuem para realizar suas tarefas e atingir suas metas/objetivos.
Os recursos podem ser classificados em cinco grupos:
1. Recursos Físicos ou Materiais: recursos necessários para as operações básicas da empresa, seja para prestar serviços especializados, seja para produzir bens ou produtos. Compreendem:
· espaço físico, prédios, instalações, edifícios e terrenos
· máquinas, equipamentos e ferramentas
· processo produtivo, a tecnologia, os métodos e procedimentos de trabalho
· matérias-primas
2. Recursos Financeiros: referem-se ao dinheiro sob a forma de:
· capital
· fluxo de caixa
· empréstimos
· financiamentos
· créditos
· receitas
3. Recursos Humanos: são as pessoas que participam da empresa, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa. Os recursos humanos são classificados ou distribuídos em três níveis:
· Nível institucional (direção)
- Presidente
- Diretores
- Superintendentes
· Nível Intermediário
- Gerente de Divisão
- Gerente de Departamento
- Chefe
· Nível Operacional
- Funcionários
- Operários
- Técnicos
4. Recursos Mercadológicos: constituem os meios pelos quais a empresa influencia os seus clientes ou usuários. Incluem:
· mercado de clientes
· clientes dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa
· pesquisa de mercado
· organização de vendas
· propaganda e promoção
· desenvolvimento de novos produtos
· SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
5. Recursos Administrativos: constituem os meios através dos quais as atividades empresariais são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas.
· planejamento
· organização
· direção e 
· controle

6. Cada um desses recursos exige uma área de especialização dentro da empresa:
a) Recursos Administrativos - Área: Administração Geral
b) Recursos Financeiros - Área Financeira
c) Recursos Humanos - Área: RH
d) Recursos Materiais - Área: Produção
e) Recursos Mercadológicos - Área: MKT (marketing)
PARTES OU NÍVEIS HIERÁRQUICOS DAS EMPRESAS
As empresas podem ser analisadas sob o prisma de três diferentes partes ou níveis hierárquicos: 
a) nível institucional ou estratégico;
b) nível gerencial ou intermediário;
c) nível operacional ou técnico.

Nível Institucional ou Estratégico
Corresponde ao nível mais elevado da empresa, constituído de presidente, diretores, acionistas e dos altos executivos.
É constituído de órgãos e pessoas que:
a) definem os objetivos empresariais;
b) verificam e analisam alternativas estratégicas para atingir os objetivos empresariais de forma adequada;
c) tomam decisões globais;
d) elaboram o planejamento estratégico e políticas.
Nível Intermediário ou Gerencial
Também chamado nível mediador; está colocado entre o nível institucional (topo) e o nível operacional (base).
É responsável por:
· cuidar da articulação interna entre os dois níveis, fazendo o trabalho de meio-de-campo;
· escolher e captar recursos;
· distribuir e colocar o que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado;
· adequar as decisões tomadas ao nível institucional com as operações realizadas ao nível operacional;
· transformar as estratégias elaboradas para atingir os objetivos empresariais em programas de ação;
· administrar o nível operacional;
· cuidar das decisões aos níveis departamentais relacionadas com o dimensionamento e alocação de recursos necessários às atividades da empresa.
O nível Intermediário, portanto:
a) define os objetivos departamentais;
b) verifica e analisa as alternativas táticas;
c) elabora os planos táticos;
d) implementa os planos táticos;
e) avalia os resultados, comparando-os com os objetivos (departamentais) definidos.
Nível Operacional ou Técnico
É o nível localizado nas áreas inferiores da empresa, onde as tarefas e as operações são executadas.
É composto geralmente pelas áreas encarregadas de programar e executar as operações básicas da empresa. É nelas que estão as máquinas e equipamentos, as instalações físicas, as linhas de montagem, etc.
O nível Operacional:
a) verifica e analisa alternativas operacionais;
b) analisa, planeja e re-planeja a ação diária;
c) implementa a operação do dia-a-dia;
d) avalia os resultados diários, comparando-os com os padrões estabelecidos.