Estratégia Empresarial

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL


ESTRATÉGIA EMPRESARIAL – Conceitos:

1. Mobilização de todos os recursos da empresa, visando atingir objetivos a longo prazo.

2. É um conjunto de objetivos e de políticas principais, capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo.

3. É a decisão antecipada das futuras ações da empresa, quanto aos seus produtos/mercados, sua lucratividade, sua organização interna, seu grau de inovação/tecnologia e seu relacionamento com o ambiente externo.
COMPONENTES BÁSICOS:

a) Ambiente: oportunidades visualizadas no mercado, bem como as restrições, limitações, contingências e ameaças nele existentes.

b) Empresa: recursos de que a empresa dispõe, sua capacidade e suas habilidades, bem como seus pontos fortes e fracos, compromissos e objetivos.

c) Adequação entre ambos: qual a postura que a empresa deve adotar para compatibilizar seus objetivos, recursos, potencialidades e limitações com as condições ambientais, para extrair o máximo das oportunidades externas e expor-se o mínimo às limitações, ameaças e contingências ambientais.

fig1