Estrutura Organizacional

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


=> Organização pode ser entendida sob dois aspectos distintos, a saber:
1. Organização como uma entidade social ou empresa, na qual as pessoas interagem entre si para a consecução de objetivos comuns e específicos.
2. Organização como função administrativa.
=> A organização como entidade social ou empresa, pode ser visualizada sob dois aspectos:
a) organização formal: é a organização constituída formal e oficialmente; dispõe de contrato social, objetivos claramente definidos, etc.;
b) organização informal: é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas; forma-se a partir das relações de amizade; pode surgir, também, de uma distorção causada pelo administrador, na organização formal.
=> A organização como uma função administrativa significa um processo (envolve planejamento, direção e controle) de estruturação que envolve conjunto de atribuições, atividades e recursos (humanos e materiais) destinados a atingir os objetivos pré-estabelecidos.
=> É através da organização que a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura das áreas funcionais, estabelece a divisão do trabalho, define os níveis de autoridade e responsabilidade, etc.
=> Cada empresa tem o seu modo próprio de organizar sua estrutura interna, definir as atribuições para cada unidade administrativa, agrupar recursos, estabelecer hierarquia de autoridade, etc.
=> Enquanto o nível institucional se preocupa com o desenho (estrutura) organizacional no âmbito da empresa como um todo, o nível intermediário fica com a incumbência de detalhar o desenho dos departamentos. O nível operacional fica com a responsabilidade de definir o desenho dos cargos e das tarefas de produzir, que é a tarefa básica da empresa.
=> A estrutura organizacional representa os órgãos que compõem a empresa e suas relações de interdependência, ou seja, como as atribuições e responsabilidades serão divididas entre os departamentos, divisões e demais unidades.
=> A principal função da estrutura organizacional é contribuir para o alcance dos objetivos empresariais. Existem 4 maneiras para esta contribuição:
· Como estrutura básica: pela divisão do trabalho organizacional e da alocação dos recursos empresariais. A estrutura básica define como serão divididas ou segmentadas as funções dentro da empresa e o respectivo formato organizacional.
· Como mecanismo de operação: indicando aos funcionários da empresa o que deve e o que não deve ser feito, através da descrição de cargos, normas e procedimentos e rotinas de trabalho, padrões de desempenho, sistemas de avaliação, etc.
· Como mecanismo de decisão: estabelecendo o processo de tomada de decisão, mediante definição dos níveis de autoridade e responsabilidade dos administradores e demais funcionários da empresa.
· Como mecanismo de coordenação entre as partes: definindo como a organização deverá harmonizar e integrar as diversas áreas funcionais, em razão da divisão do trabalho ou departamentalização.


CARACTERÍSTICAS DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
1. Quanto à diferenciação
=> Refere-se à divisão do trabalho organizacional (estruturação) mais adequada para se atingir os objetivos empresariais.
=> A estruturação de uma empresa pode ser realizada de três maneiras distintas:
a) pela diferenciação horizontal: através da departamentalização;
b) pela diferenciação vertical: através dos níveis hierárquicos ou escalas de autoridade;
c) pela diferenciação em tarefas especializadas: através de órgãos de staff ou assessoria.
=> Quanto maior a diferenciação, maior a heterogeneidade dentro da organização da empresa, pois ela gera maior número de unidades diferentes, maior número de níveis hierárquicos e maior número de órgãos especializados ou de staff.
2. Quanto à formalização
=> É a técnica de definir como, quando e por quem as atribuições deverão ser executadas.
=> Refere-se ao grau em que as atribuições das áreas funcionais, as políticas, diretrizes, normas, regras, regulamentos e procedimentos são definidos e divulgados, disciplinando e orientando os administradores e funcionários da empresa, na execução de suas respectivas tarefas.
=> Quanto maior a formalização, mais a empresa se torna burocrática, fechada, formalizada, rotinizada, bem-definida e programada.
=> A formalização pode ser feita através de:
a) atribuições: descrição das atribuições das unidades administrativas que compõem a estrutura organizacional da empresa;
b) cargo: descrição das tarefas a serem executadas pelo ocupante do posto de trabalho;
c) rotina de trabalho: normas e procedimentos (fluxograma);
d) regras e regulamentos: leis, regimento interno, regulamentos, normas de conduta e comportamento, etc.
3. Quanto à centralização/descentralização
=> É a estruturação caracterizada pelo nível de poder de decisão.
=> Caracteriza-se pela maior ou menor concentração ou dispersão do poder decisório dentro da empresa, ou seja, a distribuição em maior ou menor escala da autoridade e do processo de decisão.
=> Autoridade é o direito organizacional de exigir que a tarefa seja executada. É o poder de decidir sobre os atos administrativos.
=> Quanto maior a centralização, mais a autoridade é concentrada nos níveis mais elevados da hierarquia da empresa.
=> Quanto maior a descentralização, mais a autoridade é distribuída (delegada) aos níveis mais baixos da hierarquia.
=> Delegação de autoridade e responsabilidade.

VANTAGENS / DESVANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO / DESCENTRALIZAÇÃO
VANTAGENS DA CENTRALIZAÇÃO
VANTAGENS DA DESCENTRALIZAÇÃO
1. As decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa.
2. Tomadores de decisão situados no topo e geralmente melhor treinados e preparados.
3. Decisões mais consistentes com os objetivos empresariais.
1. As decisões são tomadas por quem está mais próximo dos fatos e, conseqüentemente, mais rapidamente.
2. Tomadores de decisão são os que têm mais informações sobre a situação.
3. Maior envolvimento na tomada de decisões cria maior moral e motivação entre os administradores de nível médio.

Quanto à integração

=> Quanto maior a diferenciação, mais heterogênea a estrutura da empresa e mais separados os departamentos ou subsistemas quanto ao seu funcionamento e, portanto maior a necessidade de integração e de coordenação de suas atividades, para que a empresa atue como um todo consistente para atingir seus objetivos.

=> As formas mais comumente utilizadas para essa integração são:

- hierarquia administrativa
- departamentalização
- assessoria
- comissões e forças-tarefa
- regras e procedimentos
- objetivos e planos
- layout
a) Hierarquia Administrativa: a utilização da cadeia escalar ou de comando é a solução mais comum para os problemas de integração entre duas ou mais unidades de uma empresa.
b) Departamentalização: é um processo de diferenciação organizacional, no qual a divisão do trabalho se faz no sentido horizontal, gerando a especialização em departamentos. É capaz de resolver problemas de integração na medida em que permite redesenhar as fronteiras das unidades, incluindo ou excluindo as interdependências ou interfaces das mesmas.
c) Assessoria: o problema da sobrecarga da hierarquia pode ser aliviado pelo uso da assessoria, diluindo o volume de tarefas das unidades de linha.
d) Regras e Procedimentos: constituem, também, mecanismos que podem ser utilizados para livrar a hierarquia da sobrecarga. A definição do fluxo administrativo-operacional influi na integração das áreas funcionais.
e) Objetivos e Planos: podem ser utilizados para conciliar duas ou mais unidades que operam com relativa independência entre si, mas que precisam ter seus resultados integrados, por ex., áreas de desenvolvimento de produto, produção e comercialização de uma empresa.
f) Layout: a proximidade física das unidades torna a comunicação e o relacionamento mais fáceis, por conseguinte, a integração.