ESTUDANDO: SECRETÁRIA DE CONSULTÓRIO MÉDICO BÁSICO

Perfil e Funções da Secretária de Consultório Médico


Em toda profissão ou atividade profissional existe um padrão comportamental. Não poderia ser diferente com a profissão da secretária, cujo padrão de comportamento esperado é sempre a cordialidade, discrição, elegância, etiqueta. Tudo aquilo que foi aprendido na vida social com relação aos procedimentos corretos e boas maneiras deve ser observado por uma secretária. Nesta profissão o modo discreto é dever de toda secretária. A secretária é a imagem da clínica ou consultório e, como tal, deve apresentar a todos uma postura equilibrada.
O profissional que trabalha em um consultório tem um contato mais próximo e constante com os pacientes, podendo criar um relacionamento mais amistoso com eles, sempre com atitudes positivas, de amor e encorajamento, que são aliados poderosos contra a dor, o sofrimento e as doenças.
É relativamente fácil transmitir conhecimentos teóricos a uma pessoa mas, uma conduta adequada, é algo que se forma ao longo dos anos vividos, portanto, mudar um comportamento não é tarefa fácil e rápida.

Principais Funções da Secretária de Consultório:
As secretárias de clínicas médicas ou consultórios são especiais, pois além das funções inerentes às secretárias executivas, ainda terão que ter na bagagem um ingrediente a mais, que é o atendimento e suporte a um “cliente” diferenciado que são os pacientes. Além do cuidado administrativo da clínica, também deverá possuir habilidade especial em contornar situações estressantes, acalmar pacientes, encorajá-los, consolá-los, etc.
A secretária em clínicas médicas e consultórios deverão cuidar das agendas dos médicos, além de algumas vezes exercer o papel de “assistente” dentro da sala de exames, função esta que deve ser encarada como uma valorização de seu ofício, pois agrega conhecimentos. Principais exigências da profissão:
- Cuidado com a aparência.
- Etiqueta
- Facilidade de comunicação.
- Conhecimento em informática (internet/word/excel/email).
- Possuir um curso de secretariado.
- Gostar de trabalhar com o público.
- Dinamismo.
- Responsabilidade e organização.
- Educação e bom humor.
- Jogo de cintura.
- Boas noções de texto.
- Em alguns casos a fluência em outro idioma é essencial.

O desenvolvendo de atitudes de uma secretária:
A apresentação da secretária, invariavelmente, tem que ser absolutamente impecável. Neste aspecto o cuidado da aparência é imprescindível e a sobriedade indispensável. Os exageros devem ser evitados. Neste aspecto, MENOS é sempre MAIS.
Postura Profissional: É esperada da secretária uma postura sempre muito sóbria, agradável e profissional. Neste contexto, a secretária, além de ágil, habilidosa, responsável, deve sempre estar apta a ter excepcional qualidade no atendimento às pessoas, sejam elas, internas ou externas à organização onde trabalha.
Qualidade no atendimento: A qualidade no atendimento também passa pelo cuidado que a profissional tem consigo mesma, procurando ter hábitos saudáveis. A atenção fica comprometida quando se está com sono, fome, cansaço, etc. O cérebro humano tem necessidade de repouso diário de oito horas, para que suas funções vitais sejam renovadas. O excesso ou falta dele deve merecer atenção médica. Também é prudente manter guardada uma barrinha de cereais ou uma fruta, para eventualidades.
A separação dos assuntos pessoais e profissionais: é sempre necessária para uma postura adequada. Neste aspecto, segue enumeradas algumas qualidades do caráter pessoal indispensáveis para exercer as funções de secretária:
A secretária deve ser o modelo: Ser referência não é das tarefas mais fáceis, no entanto, quando alguns comportamentos se tornam parte integrante da vida da pessoa, essa tarefa passa ser algo natural.
Diziam os grandes filósofos a.C., que a repetição de hábitos os incorpora no comportamento do indivíduo. Assim, uma pessoa de hábitos extravagantes pode paulatinamente ir se tornando sóbria e com o passar do tempo, pela repetição, ter esse novo hábito naturalmente incorporado em seu comportamento. A boa índole também é outro atributo muito apreciado no meio profissional e quando já é parte integrante da vida da pessoa ser referência é natural.