ESTUDANDO: SECRETÁRIA DE CONSULTÓRIO MÉDICO BÁSICO

Funções, Atribuições e Responsabilidades Legais da Secretária


Vejamos o descritivo da lei:
Lei 7377, de 30 de setembro de 1985, modificada pela Lei 9261 de 10 de janeiro de 1996
No artigo 4° da Lei 9261 D.O.U. 11/01/96, citada por Guimarães (1999, p. 1-2), são atribuições do Secretário Executivo:
I planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; II assistência e assessoramento direto a executivos; III coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas;
IV redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; V interpretação e sintetização de textos e documentos; VI taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; VII versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender as necessidades de comunicação da empresa; VIII registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; IX orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia; X conhecimentos protocolares.

No artigo 5° da Lei 9261 D.O.U. 11/01/96 são atribuições do Técnico em Secretariado:
I organização dos arquivos da secretaria; II classificação, registro e distribuição de correspondência; III redação e datilografia de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro; IV execução de serviços típicos de escritório, tais como: recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.
Funções da Secretária de Consultório
As secretárias de clínicas médicas ou consultórios são especiais, pois além das funções inerentes às secretárias executivas, ainda terá que ter na bagagem um ingrediente a mais, que é o atendimento e suporte a um “cliente” diferenciado que são os pacientes.
Além do cuidado administrativo da clínica, também deverá possuir habilidade especial em contornar situações estressantes, acalmar pacientes, encorajá-los, consolá-los, etc.