Liderança

LIDERANÇA


=> Liderança é a capacidade de um indivíduo exercer influência sobre outras pessoas, através de um processo de comunicação, visando atingir determinados objetivos específicos.
=> Essa influência pode ocorrer de diversas formas, desde o uso de violência até formas suaves de convencimento.

TIPOS DE INFLUÊNCIA
fig18
=> O estilo de liderança de um chefe pode motivar ou desmotivar um funcionário. Portanto, é preciso conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, ou seja, liderar.

=> A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos.

=> A liderança é essencial em todas as funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Porém, ela é mais relevante na função de direção, aquela que toca mais perto as pessoas.

=> Os líderes devem estar não apenas no nível institucional, mas em todos os níveis da empresa e nos grupos informais de trabalho.


ESTILO DE LIDERANÇA


=> Pode-se caracterizar três estilos de liderança:

a) Estilo Autocrático;
b) Estilo Democrático; e 
c) Estilo Liberal (laissez-faire).


ESTILOS DE LIDERANÇA

AUTOCRÁTICA
DEMOCRÁTICA
LIBERAL
O líder fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo.
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.
Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, à medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
O grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselha-mento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir alternativas para o grupo escolher, surgindo novas perspectivas com os debates.
A participação do líder nos debates e nas decisões é limitada.
O líder determina a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.
Tanto a divisão das tarefas como a escolha dos companheiros fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.
O líder é dominador e “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
O líder procura ser um membro normal do grupo. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios.
O líder não tenta avaliar ou regular o curso dos acontecimentos. O líder somente comenta sobre as atividades dos membros quando perguntado.

=> Na vida prática, o líder utiliza os três estilos de liderança, de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada.
=> O líder tanto manda cumprir ordens, como consulta os subordinados antes de tomar uma decisão e sugere a algum subordinado realizar determinadas tarefas.
=> O principal problema da liderança é saber quando, com quem e em que circunstâncias usar um estilo ou outro.

Existem outras formas de distinguir estilos de liderança:
a) Liderança com Ênfase na Produção;
b) Liderança com Ênfase nas Pessoas.

=> Ênfase na Produção: é a preocupação com a produção, com os resultados da tarefa.
A tarefa é o mais importante. A liderança é autocrática.
=> Ênfase nas Pessoas: a preocupação é com as pessoas, independentemente de ser subordinados, colegas ou chefes com quem trabalha. A liderança é democrática e a supervisão é participativa. As pessoas são o mais importante.