Motivação Humana

MOTIVAÇÃO HUMANA


=> As pessoas são completamente diferentes entre si no que tange à motivação: as necessidades humanas que motivam o comportamento humano variam de indivíduo para indivíduo.
=> Os valores pessoais são diferentes entre as pessoas, bem como as capacidades pessoais para atingir os objetivos são diferentes. 
=> Apesar dessas diferenças, o processo que dá início ou dinamiza o comportamento humano é mais ou menos semelhante para todas as pessoas.

=> Existem três suposições que explicam o comportamento humano:
a) O comportamento humano é causado => Existe uma causa, origem do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.
b) O comportamento humano é motivado => Há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é a causa, nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.
c) O comportamento humano é orientado para objetivos pessoais => Sempre existe um impulso, um desejo, uma necessidade de atingir objetivos pessoais no comportamento das pessoas.
=> O comportamento humano pode ser explicado por meio de um ciclo motivacional, isto é, as necessidades ou os motivos não são estáticos; ao contrário, são forças dinâmicas e cíclicas.

=> Quando surge um estímulo ou uma necessidade, a pessoa sai do estado de equilíbrio, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio. Esse estado leva o indivíduo a um comportamento, ou a uma ação, capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo vai encontrar satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior.


Etapas do Ciclo Motivacional

fig16

Um estímulo ou uma necessidade pode ser: 
a) satisfeita;
b) frustrada; ou
c) compensada (transferida para outro objeto).


HIERARQUIA DAS NECESSIDADES (Maslow)

=> A Teoria da Motivação foi desenvolvida por Abraham H. Maslow, em seu livro “Motivação e Personalidade” (1954).
=> Essa Teoria da Motivação de Maslow afirma que as necessidades humanas têm uma hierarquia de necessidades, formando uma espécie de pirâmide.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

fig17


NECESSIDADES
ITENS
Fisiológicas (sobrevivência)
Alimentação, repouso, sexo, moradia etc.
Segurança (estabilidade)
Desemprego, roubo, doença, incerteza etc.
Sociais (vida social)
Relacionamento, aceitação no grupo, afeição, amizade, compreensão, consideração etc.
Estima (satisfação X frustração)
Massagem do ego: orgulho, auto-respeito, autoconfiança, status, admiração pelos outros etc.
Auto-realização
Realização profissional, pessoal, auto-satisfação e desenvolvimento.

FATORES HIGIÊNICOS E FATORES MOTIVACIONAIS (Herzberg)

Segundo Frederick Herzberg, no seu livro “Trabalho e Natureza do Homem” (1966), existem dois fatores que explicam os diferentes comportamentos das pessoas no trabalho:
· fatores higiênicos ou fatores extrínsecos;
· fatores motivacionais ou fatores intrínsecos.
Fatores Higiênicos ou Extrínsecos: São questões localizadas no ambiente onde as pessoas trabalham. Portanto, não estão sob o controle dos empregados ou dos indivíduos. Esses fatores higiênicos são administrados pela empresa. Ex.: salários, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão, as condições físicas de trabalho, as políticas da empresa, o clima de relações entre a direção e o indivíduo, os regulamentos internos.
=> Os fatores higiênicos, mesmo satisfeitos, apenas evitam a insatisfação momentânea dos empregados. Não se consegue sustentar por muito tempo a satisfação, por isso são chamados fatores higiênicos, pois apenas evitam a insatisfação, mas não causam satisfação.
=> Os efeitos dos fatores higiênicos são como remédios: evitam a infecção ou combatem a dor, mas não melhoram a saúde; apenas efeitos paliativos.
Fatores Motivacionais ou Intrínsecos: Estão relacionados com o conteúdo do cargo ou com a natureza das funções que a pessoa exerce.
=> São fatores motivacionais: o trabalho em si, a responsabilidade atribuída ao empregado, o tipo de função que exerce, a sua realização pessoal, crescimento ou progresso individual, o reconhecimento etc.