Revestimentos

Revestimentos


Revestimentos, como já vimos, são camadas que cobrem as vedações, funcionando como pele, com o objetivo de protegê-las (garantindo sua vida útil e a do edifício). Também auxiliam as vedações nas suas funções.

Além disso, os revestimentos também são acabamentos ou parte do acabamento final das vedações. Por isso contribuem também de forma muito importante para as funções do acabamento do edifício, entre elas a sua aparência final.

Os revestimentos podem ser de vedações verticais (paredes) ou horizontais (pisos e tetos). Podem ser também internos (de áreas secas e de áreas molhadas) e podem ser externos.

Os revestimentos podem ser também feitos por argamassas de diversos tipos, por componentes colados nas vedações (como as cerâmica) ou por componentes fixados através de outros meios.

Nesse curso serão tratados os revestimentos de paredes e pisos em argamassas convencionais, isto é, feitas de cimento, cal e areia, que tanto podem ser a base para a pintura ou para a aplicação de componentes colados, como as cerâmicas.

Serão vistos os revestimentos em três camadas (chapisco, emboço e reboco) e em camada única, utilizado em paredes e tetos, e os contrapisos, usados como base para acabamentos de pisos.