Tipos de Estratégias Empresariais

TIPOS DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS:

1. Estratégias Cooperativas
1.1. Ajuste ou Negociação => É a estratégia pela qual a empresa busca um acordo ou um compromisso com outras empresas quanto à troca de bens ou de serviços (parceria). Ex.: Parmalat X Palmeiras
1.2. Cooptação ou Coopção => É a estratégia de incorporação de empresas concorrentes, visando inibir ou evitar ameaças aos interesses e/ou desenvolvimento da empresa. Ex.: Pão-de-Açúcar X Barateiro
1.3. Coalizão => É a estratégia de combinação de duas ou mais empresas que se juntam para alcançar um objetivo comum. Ex.: TAM X Transbrasil
2. Estratégias Competitivas
2.1. Competição => É a forma de rivalidade entre duas ou mais empresas, mediadas por um terceiro grupo. Ex.: EMBRATEL X (Telefônica X Vésper)
TIPOS DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL COMPETITIVA
a) defensiva;
b) ofensiva;
c) analítica; e
d) reativa.
a) Estratégia Competitiva Defensiva => adotada por empresas estabilizadas e que pretendem apenas manter o atual “status quo” ou defenderem-se das ações dos concorrentes. Os donos das empresas ou a diretoria se preocupa em buscar novas oportunidades ou experimentar mudanças, mas timidamente. Raramente se preocupam com grandes modificações em tecnologia, estrutura organizacional ou métodos de operação.
Nível institucional => Problemas empresariais:
- defender e garantir a atual fatia do mercado
- concentrar exclusivamente no seu mercado, nos seus produtos e serviços já existentes, ignorando o restante
- procura sentir-se seguro naquilo que ele faz, para impedir que os concorrentes lhe “passem a perna”.
Nível intermediário => Problemas administrativos:
- planejar todas as ações administrativas
- manter a eficiência do controle operacional e financeiro
- as áreas de produção e finanças tornam-se as mais importantes da empresa
- a estrutura organizacional tende a ser funcional (enxuta/racionalizada)
- controle é centralizado e a informação é veiculada verticalmente através das cadeias hierárquicas.
Nível operacional => Problema de adequação tecnológica:
- saber como produzir e distribuir bens e serviços da maneira mais eficiente possível
- racionalizar cada vez mais as atividades e operações.
b) Estratégia Competitiva Ofensiva => Adotada por empresas que buscam freqüentemente novas oportunidades de mercado e reagem com agressividade às ofensivas das concorrências. São os agentes de mudanças e de incertezas no mercado.
Nível institucional => Problemas empresariais:
- descobrir e explorar novas oportunidades relativas a produtos e mercados
- a empresa procura mudar constantemente o seu nicho de mercado
- a empresa corre o risco de baixa lucratividade e diluição de seus recursos, face às constantes mudanças.
Nível intermediário => Problemas administrativos:
- saber como coordenar com eficiência as diversas operações da empresa e suas constantes mudanças e inovações
- o planejamento é amplo mas não intenso, orientado para os problemas a medida que vão surgindo pela frente
- o enfoque da estrutura organizacional está mais voltada aos produtos, com pouca divisão de trabalho; as áreas de marketing e de pesquisa e desenvolvimento tornam-se as mais importantes (diversidade de produtos)
- o controle é descentralizado e a informação é veiculada horizontalmente.
Nível operacional => Problema de adequação tecnológica:
- não se comprometer e depender excessivamente de um determinado processo tecnológico, para poder se adaptar com maior facilidade às novas operações da empresa; 
- o lema é adotar tecnologias flexíveis (para realizar diferentes tarefas e operações) e tecnologias múltiplas (para produzir diferentes produtos e serviços);
- baixo grau de mecanização e de sistematização (rotinas), caracterizando uso de tecnologia não incorporada, ou seja, apoiada sobre pessoas e suas habilidades e seus conhecimentos;
- a empresa não consegue produzir e distribuir com o máximo de sua eficiência por causa da multiplicidade de tecnologias e das constantes mudanças.
c) Estratégia Competitiva Analítica => Adotada por empresas com dupla característica: conservadora, na medida em que busca apenas manter o seu “status quo”, mas, por outro lado, também busca novas oportunidades em novos mercados.
Nível institucional => Problemas empresariais:
- localizar e explorar novas oportunidades relativas a produtos e mercados e, simultaneamente, manter e defender o mercado e clientes já conquistados
Nível intermediário => Problemas administrativos:
- saber diferenciar a estrutura e os processos organizacionais, a fim de compatibilizar as duas características da empresa (estável e instável)
- a estrutura adotada tende a ser matricial, combinando departamentos funcionais com departamentos de produtos
- controle é moderadamente centralizado.
Nível operacional => Problema de adequação tecnológica:
- como ser eficiente em partes estáveis da empresa e, ao mesmo tempo, ser flexível e eficaz nas partes mutáveis/instáveis.
- dificilmente a empresa consegue ser eficiente em termos tecnológicos.
Nota: Essas três estratégias anteriores (defensiva, ofensiva e analítica) são estratégias proativas, isto é, aquelas que antecipam às ocorrências do ambiente.

d) Estratégia Competitiva Reativa => É uma estratégia despreparada e improvisada; aquela que reage com atraso às ocorrências do ambiente. A estratégia reativa é aplicável a curtos espaços de tempo e nem há um envolvimento amplo capaz de integrar as atividades dos níveis institucional, intermediário e operacional como um todo.
Nível Institucional => Problemas empresariais:
- os executivos da cúpula da empresa percebem com muito atraso as mudanças do mercado e acabam usando estratégias já ultrapassadas.
Nível intermediário => Problemas administrativos:
- adoção de estruturas organizacionais antigas e viciadas nos processos anteriores.
Nível operacional => Problema de adequação tecnológica:
- geralmente ineficiente nas operações.

AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
É a fase do processo de administração estratégica na qual a cúpula administrativa da empresa avalia se as estratégias escolhidas foram as mais adequadas, ou seja, se os objetivos da empresa foram alcançados.
Existem três critérios para se avaliar a estratégia empresarial:
a) consistência interna;
b) consistência com o ambiente;
c) adequação aos recursos disponíveis.
a) Consistência Interna: Avaliar se a estratégia empresarial utilizada deve ser compatível com os objetivos da empresa, quer sob o ponto de vista de objetivos empresariais (negócios), quer sob os aspectos de padrões internos (políticas, diretrizes, cultura organizacional).
b) Consistência com o Ambiente: Avaliar se a estratégia empresarial está consistente com as condições ambientais existentes (Ex.: restrições impostas pelo mercado, por legislação, etc.).
d) Adequação aos Recursos Disponíveis: Avaliar se a estratégia empresarial escolhida está compatível com os recursos (capital, equipamentos, instalações, pessoal, competência, tecnologia, etc.) disponíveis ou que terá à disposição.

ADMINISTRAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Administração da Estratégia => analisar, desenvolver e modificar os processos internos e externos da empresa para torná-la eficiente e eficaz, dentro das condições e circunstâncias emergenciais.

EFICIÊNCIA => Como as coisas são feitas. De que maneira são executadas.
EFICÁCIA => Para que as coisas são feitas? Quais resultados trazem? Quais objetivos alcançam?
EFICIÊNCIA
EFICÁCIA
· Ênfase nos meios
· Fazer corretamente as coisas
· Resolver problemas
· Salvaguardar os recursos
· Cumprir tarefas e obrigações
· Treinar os subordinados
· Manter as máquinas
· Ênfase nos resultados
· Fazer as coisas corretas
· Atingir objetivos
· Otimizar o uso de recursos
· Obter resultados
· Proporcionar retorno p/ subordinados
· Máquinas disponíveis
Nível Institucional => ações predominantes em busca da eficácia.
Nível Operacional => está voltado predominantemente para a busca da eficiência.
Nível Intermediário => empenhado em compatibilizar as necessidades de eficácia do nível institucional com as necessidades de eficiência do nível operacional.